sábado, 27 de setembro de 2008

Seinen Jampa na TV Cabo Branco: IMIN 100 Vestibular 2009

Seinen Jampa na TV Cabo Branco: IMIN 100 Vestibular 2009

No dia 26 de Setembro de 2008 no restaurante e comedoria Tanabata, foi feita uma matéria da Tv Cabo Branco sobre a imigração japonesa junto com professores, estudantes e especialistas na área de cultura japonesa. Segue abaixo fotos e vídeo da reportagem produzida e exibida na tv cabo branco no dia 27 de Setembro:

Restaurante Tanabata
Rua Jose Gomes Satilho, 312 – Bessa. João Pessoa – PB.
Após Imobiliária Araújo, primeira esquina à direita.
Funcionamento: Quinta, Sexta e Sábado das 18h às 1h. Terça e Quarta das 18h às 00h. Domingo 12h às 16h. Segunda fechado.
Fone contato: 3246 – 6008

Taru Tanabata1:
http://img210.imageshack.us/img210/6825/img1109nw0.jpg



Tanabata’s escadas:
http://img262.imageshack.us/img262/7756/img1108im7.jpg



Tanabata’s sapato:
http://img262.imageshack.us/img262/6537/img1110hg0.jpg



Tanabata e tv cabo branco bastidores1:
http://img262.imageshack.us/img262/4522/img1111xr7.jpg



Tanabata e tv cabo branco bastidores2:
http://img262.imageshack.us/img262/3678/img1112rf3.jpg



Tanabata e tv cabo branco bastidores3:
http://img252.imageshack.us/img252/4373/img1114la9.jpg




Tanabata e tv cabo branco bastidores4:
http://img264.imageshack.us/img264/16/img1115zq2.jpg



Tanabata’s Tempurá:
http://img264.imageshack.us/img264/7080/img1116yv8.jpg



Tanabata’s Barca:
http://img264.imageshack.us/img264/680/img1117yq9.jpg



Tanabata’s sake especial IMIN 100:
http://img264.imageshack.us/img264/7851/img1120sj3.jpg



Tanabata local1:
http://img264.imageshack.us/img264/3466/img1121gr2.jpg



Equipe tv cabo branco:
http://img264.imageshack.us/img264/713/img1122cp2.jpg



Equipes do Tanabata, Tv Cabo Branco, Seinen Jampa e Estudantes Vestibulandos:
http://img264.imageshack.us/img264/2567/img1124rv7.jpg



Seinen Jampa na Tv:
http://jpb1.cabobranco.tv.br/index2.php?vdid=23273&d=2008-09-27




























Eventos/ Notícias ACBJPB

Estação Cabo Branco apresenta recital de

música clássica indiana

Com a chegada da primavera, o sitarista paulistano Ricardo Venerito fecha o ciclo da temporada em João Pessoa apresentando o recital de música indiana "O Raga do Pôr-do-Sol (Purya Gunkali), neste sábado(27), a partir das 16h30, no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. A entrada é gratuita.

A apresentação terá uma fusão de sons de instrumentos de vários países como Japão, África, Índia, Brasil, Grécia com as participações especiais de Alice Lumi(Koto), Soraia Bandeira(voz), Paulo Ró(percussão), Fernando Pintasilgo(marimbau) e Hélio Medeiros(sanfona), além de Ricardo Venerito tocando o instrumento musical indiano(Sitar).

Encantando com a natureza que se harmoniza com a moderna arquitetura da Estação Ciência, Venerito não resistiu ao cenário aberto com um céu multicolorido do entardecer no Parque do Cabo Branco, "um lugar com pôr-do-sol e a luz perfeitos para um recital de cítara indiano".

Ricardo Venerito – paulistano, citarista e multi-instrumentista, há 15 anos se dedica ao estudo das terapias vibracionais e da música clássica indiana – método Hindustani – Gharana Binkar; aluno de Alberto Marsicano, discípulo de Ravi Shankar e Krishna Chakravarty –Universidade de Benares - Índia.

A música clássica na índia é uma tradição milenar passada oralmente de mestre para discípulo. É uma arte secreta, restrita as gaharanas(linhagens de ensino musical), música, religião, ciência e filosofia inseparáveis desta civilização.

Raga – é uma seqüência melódica. O termo provém do sânscrito "ranja" que significa cor, portanto é aquilo que colore. O Raga possui um preciso período do dia a ser interpretado, a luminosidade e a coloração do céu determinam suas seqüências melódicas. Os sábios da antiguidade mapearam o universo sonoro e relacionam cada matiz de luz do dia com um som.

"No caso desta apresentação, o tom e o som da nossa melodia vão ser de acordo com o Raga do Pôr-do-Sol", finalizou Ricardo Venerito.





XXIII Exposição de Orquídeas

Compareça e venha prestigiar um grande trabalho do Sensei Toshio Adachi san no Támbia Shopping.



Centenário - O grupo Jampakoto, se apresentou na Semana Cultural Brasil-Japão do Ceará, realizada em Fortaleza, nos dias 19/09, sexta e no SESC Dragão do Mar, antes do grande show, 20/09, sábado, no auditório central da UECE, durante a Caravana de Karaokê Brasil 2008.

Participação da ACBJPB na Semana Cultural Brasil Japão em Fortaleza/CE.

POR: Osvaldo HIROSHI Oashi

O grupo Jampakoto, se apresentou na Semana Cultural Brasil-Japão do Ceará, realizada em Fortaleza, nos dias 19/09, sexta e no SESC Dragão do Mar, antes do grande show, 20/09, sábado, no auditório central da UECE, durante a Caravana de Karaokê Brasil 2008. Com o conhecido estilo de aula-show, a professora Alice Satomi, diretora cultural da ACBJPB, e demais componentes do grupo, na oportunidade com Fernando Farias, Mayara Satomi Farias e Mioco Fueta, apresentaram inúmeras músicas para um público atento e diversificado, formado por crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, no hall de entrada do SESC. Ao final, o público entusiamado, cantou a música “Sukiyaki”, como é conhecida nos EUA ou “Ue o muuite”, conhecida canção japonesa dos anos 60 do saudoso cantor Kyu Sakamoto. O misto de música erudita, clássica e contemporânea, ficou marcante naquela apresentação – “Banzai!”. No dia seguinte, ou seja, na Caravana de Karaokê, o grupo apresentou somente uma música, cerca de 15 minutos, para um público igualmente interessado, porém estabanado, em função do calor permanente no auditório da UECE. Acompanhou também o grupo de koto, José Gomes, marido da Mioco e Sra.Satomi, mãe da Alice, “Daijobu data né”!.

Foi a partir das 20h, no anfiteatro Dragão do Mar, que se deu início o Grande Show do Centenário com o cantor Regis Miyashiro, procedente de São Paulo. Segundo o próprio, cantor formado pela insistência em cantar nos karaokês. O show foi um grande karaokê, com os clips e as letras das músicas, projetados em dois grandes telões. Todos puderam cantar sucessos do rock-pop nacional de Renato Russo, Paralamas, Legião Urbana, Los Hermanos...e músicas pop e enka japonesas, entre elas, “Natsu no owari no harmony” (Inoue Yousu & Anzen Chitai) e “Kanashimi ni sayonara” (Anzen Chitai), entre outras.

Após a apresentação do Regis, fui cumprimentar o organizador e mestre de cerimônia do show, Celso Sakuraba, secretário do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro do Ceará. Trocamos algumas palavras e em seguida me pediu que o acompanhasse, foi quando entramos no camarim e fui apresentado a estrela da noite, o cantor Joe Hirata e o também ilustre Regis Miyashiro. O primeiro aguardando para entrar em ação e o segundo descansando após exibição – “ Yoroshiku onegai shimassu!”. Nesta oportunidade, o Celso, se referiu a mim como representante da ACBJPB e nos identificou como uma entidade já reconhecida no meio cultural e muito organizada, destacada ainda pela existência do site. Veja, nossa responsabilidade aumenta a cada dia. Aproveitei para tirar fotos com os dois artistas e avisei para ficarem de prontidão, pois em alguma oportunidade iríamos contactá-los.

Entre as duas apresentações, por duas horas, o grupo de taikô de Pilar do Sul/SP, executou batidas e coreografias simplesmente espetaculares que levantavam o público que os aplaudiam de pé a cada execução. Formado por adolescentes e jovens, foram cerca de 20 tambores (Okedo, Shime, Nagado-Daikô....), numa comitiva de 30 pessoas entre tocadores, pais e acompanhantes. Durante a apresentação o coordenador do grupo de taikô explicava em detalhes os acordes e posturas dos tocadores. Apesar de adolescentes, o preparo físico, a disciplina e a dedicação são fundamentais para o bom desempenho na busca da perfeição das batidas. Uma das atividades que contribuem para tudo isso, sem dúvida, é a pratica do Soran, coqueluche dos jovens por todo o Brasil, da qual o mesmo grupo protagonizava no palco, entre as apresentações de Taikô. Os alunos do curso de língua japonesa da UECE, que formam o grupo de dança Yosai Soran, também fizeram sua apresentação durante o grande show. Assistir a uma apresentação dessa natureza é de fundamental importância para quem deseja evoluir nesta arte, que mistura cultura, esporte e musicalidade, pois tem um ingrediente de cada um nesta atividade. Explicava o professor, as músicas apresentadas são como uma história e dependendo da força da batida ela representa a raiva, o entusiasmo, a alegria, a apreensão, a tristeza. Uma das músicas executadas, representava a briga entre dois bêbados, então isso refletia na batida descompassada e em seguida a batida violenta como resposta ao oponente.

Joe Hirata subiu ao palco às 23h, cantando músicas sertanejas, que é sua especialidade mais solicitada nos shows pelo mundo afora. Emocionou o público com a versão brasileira da música “Saigo no iwake” de Hideaki Tokunaga, “Kanpai” de Tsuyoshi Nagabuchi, interagiu com o público, distribuiu brindes e mostrou todo seu lado carismático, “Tsuboi dessu né!”, fechando brilhantemente o grande show do centenário.

No sábado à tarde pude acompanhar a Caravana de Karaokê Brasil 2008, na UECE, coordenada pela professora Laura Iwakami. Participaram 15 candidatos e ao chegar me inscrevi para um sorteio, seriam quatro sorteados, para cantar como convidado. Coloquei a música “Sarai” de Yuzo Kayama e Shinji Tanimura, para homenagear os cem anos da imigração no Ceará, mas infelizmente não fui contemplado e assim não pude fazer propaganda da ACBJPB. Mas, a Alice citou em sua apresentação, o início da nossa atividade junto ao curso de nihongo que certamente irá propiciar candidatos às próximas caravanas. Predominou músicas de anime e pop, com raríssimas enka, duas ou três, não havia vídeo, só áudio, e as performances eram as mais variadas, excelentes ou desafinadas extravagantes ou largados, letra na ponta da língua ou fila no papel, profissionais ou amadores, foi uma autentica festa hip-hop. Só houve um participante de fora, o Luciano de CEFET/RN, os demais todos do NLE/CE. Aos iniciantes que almejarem participar no ano que vem, atentem para decorar a letra da música, postura e comunicação com o público, e muito treino. Nada impossível de se conseguir em um ano, “Gambate kudassai”!.

Fonte:

http://www.acbjpb.org/relatos.htm



quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Revolução Japonesa no Nordeste

Revolução Japonesa no Nordeste parte 1:

Globo Rural

Na divisa de Pernambuco com a Bahia, a terra seca está virando oásis. Conheá as comunidades japonesas que cultivam frutas em pleno sertão brasileiro.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM841401-7823-REVOLUCAO+JAPONESA+NO+NORDESTE+PARTE+I,00.html

Revolução Japonesa no nordeste parte 2a:

Globo Rural

Na região de Juazeiro e Petrolina, uma comunidade de 700 descendentes de japoneses mistura traduição e inovação na agricultura.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM841403-7823-REVOLUCAO+JAPONESA+NO+NORDESTE+PARTE+II,00.html

Revolução japonesa no nordeste parte2b:

Globop Rural

Os descendentes de japoneses que vivem no Nordeste procuram o equilíbrio entre tradição e adaptação à cultura local.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM841404-7823-REVOLUCAO+JAPONESA+NO+NORDESTE+PARTE+II,00.html

Festa comemora os 110 anos no nordeste:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM818179-7823-FESTA+COMEMORA+ANOS+DA+IMIGRACAO+JAPONESA+EM+PE,00.html


Embed:








Animadores nordestinos buscam inspiração em animes:
Jornal Hoje
Quinta-feira, 12/06/2008
A animação japonesa conta com personagens de olhos grandes e cabelos exóticos. Os professores orientam os aprendizes nos primeiros traços, onfluenciados pela cultura nipônica.

Link:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM840499-7823-ANIMADORES+NORDESTINOS+BUSCAM+INSPIRACAO+EM+ANIMES,00.html



Décima Feira Japonesa do Recife [Flash TV]:
http://br.youtube.com/watch?v=6stNz8j3E7Q



terça-feira, 9 de setembro de 2008

Pepakura ou Papercraft

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Papercraft ou pepakura é um método de construção de objectos tridimensionais a partir de papel, semelhante ao origami. Contudo, distingue-se em que a construção geralmente é feita com vários pedaços de papel, e esses pedaços são cortados com tesoura e fixados uns aos outros com cola, em vez de se suportarem individualmente.

Uma vez que os modelos de papercraft podem ser facilmente impressos e montados, a Internet tornou-se um meio popular para a sua divulgação.

Um software chamado Pepakura Designer é capaz de converter os polígnos de um arquivo em 3D para um modelo de papercraft o que facilitou que pessoas criassem seus próprios modelos.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Papercraft



História do papel modelismo

Esta é uma arte muito antiga de modelismo, os japoneses e os chineses, já há desenvolviam através dos origamis e kaigamis ainda na idade média, consiste em construir modelos em três dimensões através de folhas de papel, que posteriormente são pintados...

No século passado, antes do advento do plastimodelismo, era um hobby muito popular na Europa e nos Estados Unidos, com o surgimento da internet e da popularização dos computadores na década passada esse passatempo meio esquecido ganhou outro ânimo, com a comunicação entre entusiastas, surgimento de home pages com centenas de modelos disponíveis para download gratuitamente. Além do que, existem uma série de modelos comerciais provenientes na sua maioria da Europa Oriental (onde por uma série de razões esse hobby se manteve vivo durante os tempos da cortina de ferro e da guerra fria), as marcas mais famosas são: Maly Modelarz, GPM, Modelik/Modelcard, Halinski, Betexa, Schreiber Bogen, Model Kartonowego Fama, Wilhelmshavner, Fiddlers Green e outras.

Com o renascimento desse hobby surgiram também empresas digitais onde você pode baixar o modelo, é o caso da Modelart, Kancho Iliev, Thai Paper Work, Marek Pacinski e outras, em geral esses modelos tem excelente qualidade e retratam aviões civis e militares, tanques e outros AFV, navios, naves espaciais, personagens de games, arquitectónicos e outros...

Textos escritos por: Péricles Lopes Gomide Filho (evilgambit.cjb.net)

Fonte:

http://www.sr-fraude.com/historia.html

Paper toys:

Cubecraft:

http://www.cubeecraft.com/

carros de F1:

http://www.ne.jp/asahi/paper-m/yasu/0index/e_index.htm

Links para downloads

http://alle440.blog.com/
http://shin.co.nr/
http://www.matthijskamstra.nl/blog/index.php/category/design/urban-papercraft/
http://souzacampus.wordpress.com/tag/character-design/
http://terracotta.ifdef.jp/p_craft/fingerpuppet/index.html
http://www.paperforest.blogspot.com/
http://www.toypaper.co.uk/
http://www.custompapertoys.com/
http://www.3eyedbear.com/
http://readymech.com/

ai tem mais links.. esse é pra quem não manja ainda e quer ter o seu personalizado!
http://www.papercritters.com/



Outros links para clips etc:

FF7 won't back down:
http://www.egglad.com/video/?p=v&vid=3489

Chaba - Parade:
http://www.egglad.com/video/?p=v&vid=3484

Dirigir no google maps:

http://www.phatfusion.net/googledrive/

Dead Fantasy 1:

http://www.egglad.com/video/?p=v&vid=3496


Dead Fantasy 2:

http://www.egglad.com/video/?p=v&vid=3495