Dia 31 de Janeiro, a partir das 9h, no Espaço Cultural ENTRADA FRANCA
Atrações: *Quadrinhos *Animações *Exibições - de animações japonesas, americanas e européias e "A Cor da Magia". *Games - incluindo Guitar hero e Pump it up *Exposições *Action Figures *RPG *Stands: WonderLight, Houmonka, Mastery, Shazan e outros! * e muitas surpresas!
Cosplayers são muito bem-vindos!
DIVULGUEM O EVENTO!
Palavras dos organizadores:
A feira se realizará no dia 31 de Janeiro no Mezanino 2 (aonde se localiza o teatro Paulo Pontes), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Atendendo ao pedido de muitos, estaremos disponibilizando um auditório para exibição de vídeos, não pretendemos exibir apenas animações japonesas, mas também filmes e animações americanas e européias. Podemos antecipar a todos que uma das exibições será da adaptação do famoso livro "A Cor da Magia" da não menos famosa série Discworld, criada pelo intrépido escritor inglês Terry Pratchett. Outra novidade é que entre o nosso acervo de exibições, parte dele poderá ser escolhido pelo público, dando a todos a oportunidade de contribuirem com o H.Q.PB dando sua valiosa opinião. Estamos também preparando um espaço para acomodar os amantes do RPG e dos Card Games e assim sanando um de nossos vacilos no 1º evento. Esperamos poder oferecer novas atrações e também algumas surpresas e com tudo isso poder proporcionar a todos um evento melhor a cada nova edição do H.Q.PB. Mas precisamos da ajuda de vocês, pois o divertimento e participação de todos é a melhor razão para que o H.Q.PB posso continuar com força total. Em breve traremos mais novidades. Contamos com a presença de todos vocês. Januncio Neto & Stúdio Made in PB
Nos dias 17 e 18 de Janeiro de 2009 ocorreu o II Okinawa PB, que aconteceu no Sesi JP, nesse evento de cultura japonesa pop e diversão, ocorreu inúmeras atividades como Larp, campeonatos de jogos portáteis, quiz, exibição de animes e vídeos diversos e engraçados, oficinas de desenho, palestras, etc, tendo várias estandes de revistas, quadrinhos e dvds entre outros acessórios para comprar. O Seinen Jampa participou com uma venda de Kakigori na qual ficou revezando por dois dias. O grupo de taiko da acbjpb, Tatakinan, também se apresentou nos dois dias do evento, além de artes marciais como o kendo houve também os concursos de cosplay em várias categorias: cospobre, grupo, livre individual, etc. Foi um evento muito aproveitoso e divertido. Segue abaixo vídeos do youtube com alguns momentos do evento:
Outra novidade é o anúncio do III Prêmio Internacional de Mangá, com a inscrições abertas até 31/01/2009 em Recife, em formulários próprios do concurso preenchido em japonês ou inglês. Serão contemplados 4 prêmios, sendo oferecido ao primeiro colocado, uma viagem ao Japão pelo período de dez dias. Esse evento visa patrocinar o mangá fora do Japão, onde somente concorrerão os participantes estrangeiros. O julgamento está previsto para o mês de Junho/2009 e a premiação para o mês de outubro/2009. Demais informações deverão ser solicitadas ao Setor Cultural da Representação Consular do Japão em Recife (PE), consulado4@veloxmail.com ou tel. (81) 3207-0190.
Lançado o III Prêmio Internacional de Mangá 2009
Governo Japonês têm estimulado a difusão da cultura na forma de quadrinhos
O Comitê Executivo do Prêmio Internacional de MANGÁ abre as inscrições para a 3ª edição do concurso. O prêmio tem como objetivo recompensar os artistas de manga (história em quadrinho estilo japonês) que têm contribuído para a sua promoção fora do Japão. As inscrições estão abertas de 05/12/2008 a 31/01/2009.
O melhor mangá será agraciado com o Primeiro Lugar e outros três trabalhos receberão o Segundo Lugar. Os vencedores também conhecerão o Japão por 10 dias, participarão da Cerimônia de Premiação, encontros com artistas de mangás e as principais editoras.
INSCRIÇÃO: de 05 de dezembro de 2008 (sexta-feira) a 31 de janeiro de 2009 (sábado). ATENÇÃO: na Embaixada do Japão no Brasil a inscrição se encerra no dia 30 de janeiro de 2009.
III Prêmio Internacional de Mangá 2009 - Regulamento
3º PRÊMIO INTERNACIONAL DE MANGÁ
Instruções para a inscrição
1. Proposta
Promover o Mangá fora do Japão
2. Requisitos para a inscrição dos trabalhos
(1) MANGÁ (de 4 ou mais páginas) deve ter sido feito em países fora do Japão. Não importa quando o trabalho foi realizado, ou se foi publicado ou não. Entretanto, trabalhos que receberam o 1º ou 2 º Prêmio Internacional de MANGÁ não serão considerados. (2) Os trabalhos de MANGÁ deverão ser enviados na forma impressa. (3) Editoras estrangeiras somente poderão se inscrever se comprovarem que seus artistas de MANGÁ estão dispostos a se inscreverem.
3. Como se inscrever
1) Envie a sua inscrição para i) ou ii) abaixo. i) P.O.Box 118 The Third International MANGA Award Executive Committee, Tokyo Toranomon Building 1F, Toranomon 1-1-18, Minato-ku, Tokyo 105-0001 Período de inscrição: 5 de dezembro de 2008 – 31 de janeiro de 2009 ii) Embaixada do Japão Período de inscrição: 30 de janeiro de 2009 (sexta-feira) (data limite de chegada) 2) Deverão ser enviadas duas cópias do trabalho. (Podem ser pedidas mais cópias dos trabalhos selecionados) 3) O formulário deve ser preenchido em Japonês ou Inglês.
4. Devolução de trabalhos
Os trabalhos submetidos não serão devolvidos aos candidatos. Portanto, se o seu trabalho ainda não foi publicado, se assegure de enviar somente cópias. Os trabalhos poderão ser doados aos órgãos públicos.
5. Seleção
O Comitê de Avaliação do 3º Prêmio Internacional de MANGÁ é o responsável pelo processo de seleção.
6. Premiação
(1) O Primeiro Lugar do 3º Prêmio Internacional de MANGÁ será concedido ao melhor MANGÁ dentre todos os inscritos, e três trabalhos de destaque receberão o Segundo Lugar. (2) Os vencedores serão convidados a ir ao Japão por cerca de 10 dias, incluindo a Cerimônia de Premiação.
7. Cerimônia de Premiação
A Cerimônia de Premiação acontecerá no outono de 2009, em Tóquio.
Na culinária japonesa, mochi ou mais comumente no Brasil, moti (em japonês: 餅; em chinês: 麻糬), é um bolinho feito de arroz glutinoso moído em pasta e depois moldado. Embora seja consumido durante o ano todo, é comido tradicionalmente no Shogatsu (Ano Novo) e em ocasiões especiais como nos nascimentos e casamentos.
Durante as festas de Ano Novo, que no Japão duram vários dias, promove-se em todo o Japão o festival do mochitsuki em que o mochi é preparado e distribuído para o público. Algumas localidades ou entidades agendam o mochitsuki para o terceiro dia do novo ano.
Nesta época, muitas empresas fecham suas portas a partir do dia 28 ou 29 de dezembro, acompanhando o costume japonês de celebrar o Ano Novo em clima de festa pelo menos até o terceiro dia do Ano Novo.
Mochitsuki
O mochitsuki é um festival que conta com a participação popular desde a arrecadação de fundos, passando pela organização e realização do cerimonial, em que os populares se revezam para pilar o mochi.
Como rito de passagem de ano, o apiloamento coletiva do arroz às vésperas do Ano Novo é emblemático: representa a certeza da recompensa do esforço árduo e solidário, e a distribuição do mochi no Shogatsu, a renovação da esperança de fartura à mesa durante todo o ano que se reinicia. Para o cerimonial:
O arroz glutinoso polido é deixado de molho durante a noite e cozido.
O arroz cozido é sovado com um maço (kine) em um gral (usu). Duas ou mais pessoas trabalham em movimentos ritmados sovando, virando e umedecendo a massa.
A massa macerada é moldada em vários formatos, dependendo da localidade. Em Osaka o mochi toma forma esférica, em Tóquio o formato é cúbico.
Embora o mochitsuki não seja necessariamente uma celebração religiosa, grande parte das famílias japonesas celebra a passagem do ano oferendando mochi a deidades em seus oratórios domésticos, motivo pelo qual se encontram eletrodomésticos de fazer mochi até mesmo fora do Japão. Microondas e panificadoras domésticas também fazem as vezes do "mochizeiro" sendo aproveitadas para cozer a vapor e amassar o mochi.
Variações populares do mochi
Confeitaria
Muitos diferentes tipos de wagashi (doces tradicionais japoneses) se fazem com mochi. Por exemplo, o daifuku é um mochi suave e redondo com um recheio de anko doce. O ichigo daifuku e um doce recheado com um morango inteiro.
O kusa mochi é uma variedade verde de mochi com sabor de yomogi. Quando o daifuku se faz com kusa mochi, ele é chamado de yomoji daifuku.
Oshiruko ou ozenzai é uma sopa doce de feijão azuki com pedaços de mochi. Os japoneses costumam tomar esta sopa no inverno para se aquecerem.
O chikara udon (macarrão da força) é um prato que consiste em macarrãoudon em sopa com mochi tostado por cima.
Especialidades do Ano Novo
Kagami mochi é um arranjo de mochi “em espelho” que depois de passado o Ano Novo é partido e comido seguindo um ritual chamado Kagami biraki (abertura do espelho).
A sopa zoni é uma sopa que contém massinhas de arroz. O zoni é um prato que também se come no dia de Ano Novo. Além do mochi, o zoni contém outros ingredientes como o vegetal japonês mitsuba, a cenoura e o kamaboko vermelho e branco.
Kinako mochi é um outro mochi que é também é feito no Ano Novo para dar sorte. O modo de preparar o mochi inclui: tostar o mochi sobre fogo ou grelha, depois mergulhar em uma mistura de molho de soja, açúcar e água, e por fim passar em kinako (farelo de soja).
Outros
Warabimochi não é um mochi propriamente dito, mas um doce gelatinoso feito com amido de uma planta chamada warabi e coberto ou mergulhado em kinako (farelo de soja tostada e adoçada). É muito popular no verão e se vende em caminhões como se vende sorvete no Ocidente.