segunda-feira, 30 de julho de 2012

VII Festival do Japão na Paraíba 28 de Julho de 2012


Repercussão Estrondosa

No dia 28 de Julho de 2012, na Usina Cultural da Energisa, foi tocado um estrondo do trovão que ecoava no coração das pessoas que viam e sentiram de perto a performance do grupo de taiko Todoroki Daiko Osasco de São Paulo, foi uma performance digna de se lembrar para toda uma vida.

Veja links, videos, fotos e documentos derivados do VII Festival do Japão na Paraíba:

Reportagem sobre o VII Festival do Japão na Paraíba (TV Cabo Branco):

Reportagem sobre o Dia do Imigrante Japonês:


Reportagem sobre o grupo Todoroki:

Site do Grupo Todoroki Osasco:

Reportagem sobre o grupo Todoroki Osasco na Tv Cabo Branco:
Chamada no jornal da Paraíba:
Reportagem sobre o 7º Festival do Japão na Paraíba:
Algumas fotos do festival:
ou
Facebook da acbjpb:
site da acbjpb:


sábado, 7 de julho de 2012

VII Festival do Japão na Paraíba

Festival do Sol Nascente

 


Publicado em 07/07/2012 as 06h00


Mesmo não tendo um Bairro da Liberdade, João Pessoa tem um pedaço do Japão na cidade. Amanhã ficará mais evidente, a partir das 14h, quando será aberta a 7ª edição do Festival do Japão na Paraíba, na Usina Cultural Energisa.
O cerimonial de abertura conta com a música da Banda 5 de Agosto, regida pelo maestro Rogério Borges, e dos três grupos musicais do Projeto Cultura Oriental: o grupo de tambores tradicionais Tatakinã, a cítara e flauta do Jampakoto e o coral Hatsuhinode.
Haverá também a vernissage de três exposições, que ficarão abertas ao público até o dia 12 de agosto. A Mostra da Cultura Japonesa engloba as exposições Ukiyo-e - Xilogravura do Mundo Fluente e Brinquedos Artesanais da Região Nordeste do Japão.
A outra exposição marca a memória do terremoto e tsunami que assolou o arquipélago japonês no dia 11 de março de 2011.
Arigatô Brasil expõe pinturas feitas pelas crianças vítimas das áreas atingidas pela tragédia do ano passado, além de fotografias com a trajetória do processo de recuperação da região afetada.
Na mostra de filmes Superando Grandes Calamidades, às 17h, a exibição do documentário Hula Girls de Fukushima (2011), dirigido por Masaki Kobayashi. O filme conta a volta de caravana com as dançarinas de hula pelo país, principal atração turística da província nipônica Fukushima, após o 11 de março. A mostra gratuita ocorrerá todos os sábados até o dia 11 de agosto.
O evento visa não só a divulgação das artes e técnicas da 'terra do sol nascente', mas também trazer a reflexão sobre a conduta asiática ao lidar com adversidades e a coexistência pacífica entre modernidade e tradição.
Às 18h haverá uma demonstração de artes marciais oriunda do Japão. Paralelamente, o festival oferece oficinas de origami, desenho, música e língua japonesa.
A programação completa no site oficial da Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba (www.acbjpb.org).

 Fonte/Site:

http://jornaldaparaiba.com.br/noticia/86967_festival-do-sol-nascente