segunda-feira, 14 de abril de 2008

1o Festival do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil – Mossoró/RN

1o Festival do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil – Mossoró/RN

12 de Abril de 2008, foi o dia em que a celebração da cultura japonesa atingiu seu máximo expoente na Região Nordeste do Brasil, no Primeiro Festival do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil na cidade de Mossoró do Rio Grande do Norte. A Associação Japonesa de Mossoró, unido com vários órgãos e entidades locais, inclusive com a Associação de Ceará entre outros, fizeram um grande espetáculo de nível indescritível, cujas palavras não são suficientes para descrever com justiça esse relato que presenciei no Teatro Municipal Dix Huit Rosado no Centro da cidade de Mossoró.

Logo na parte externa do teatro via-se um pequeno torii vermelho e duas barracas uma ao lado da outra, sendo uma vendendo comida japonesa e outra chinesa, e um telão gigante mostrando vídeos do Japão. Na parte interna do teatro uma fila foi criada para recolher os ingressos, que estavam praticamente esgotados, e uma menina vestida com um belo kimono entregava para cada participante (sim, para cada pessoa) uma bandeirinha com as metades da bandeira do Brasil e Japão em uma só bandeira, uma bala japonesa, um marcador de livros da Karen Ito e um origami de um tsuru. Só com esses brindes logo na entrada do teatro dava sensação de que algo muito interessante estaria para acontecer.

Talvez não consiga lembrar de todos os nomes das pessoas, autoridades, grupos e associações que estiveram lá, porque mesmo com uma máquina digital, não havia memória suficiente para fotografar e gravar vídeos de tudo o que queria e achava importante passar desse mega evento (o pior é que muitas vezes o memory card ficava lotado e tinha que escolher o que gravar ou fotografar). 200 ou 250 megabytes, nem mesmo 100 gigabytes seriam suficientes, talvez fosse necessário algumas centenas de terabytes para que pudesse captar aquilo o que foi a apresentação daquela noite.

Lembro que no início foi agradecido e citado os grupos, autoridades, patrocinadores e associações que ajudaram no evento, como a família Otani, que praticamente foram os homenageados da noite pelo evento, a Associação do Ceará e de Natal que estavam presentes, a prefeita de Mossoró e também diretamente de Recife, o Cônsul Geral do Japão no Brasil, Toshio Watanabe. Lembro que cada representante foi chamado para fazer um discurso e da prefeita dando uma bandeira da cidade de Mossoró ao cônsul Watanabe.

Depois a cantora Karen Ito foi chamada ao palco para cantar o hino nacional do Japão em uma belíssima performance, em seguida foi cantado por todos os presentes o hino nacional brasileiro.

Lembro que entre um show e outro havia um apresentador nikkei que explicava de maneira descontraída e com muito humor os diversos aspectos da cultura japonesa de uma forma que tantos os japoneses, nikkeis, ainocos e brasileiros pudessem entender. Era muito divertido, ao mesmo tempo informativo e engraçado.

Houve uma performance no Odaiko, taiko grande, e em seguida uma apresentação do grupo mirim de taiko de Mossoró, todos apreciaram bastante o grupo, e depois foi a apresentação do grupo adulto de taiko de Mossoró e eles tocaram seqüências similares ao que o grupo de taiko de João Pessoa toca, o Inodori e o Notodaiko (espero haver um dia em que nossos grupos pudessem tocar juntos).

Lembro então que o apresentador passou a voz para outro apresentador, de São Paulo, que era o responsável de um grande grupo paulista, Shinkyo, formada por ex-integrantes do grupo Harmonia-SBC, especialistas nas várias artes musicais japonesas tradicionais e de suas variações: Para se ter uma idéia, esse grupo começou tocando shamisen tradicional, depois uma espécie de flauta japonesa, e misturou cantos folclóricos tradicionais com instrumentos de taiko, flauta e shamisen; eles iam das músicas tradicionais, passando pelo enka, sempre misturando os instrumentos tradicionais até às batidas da música eletrônica moderna, ao exemplo da performance de shamisen junto com música eletrônica. Enfim, eram performances que era preciso estar lá para escutar, sentir e acreditar que era possível unir o melhor do tradicional com o moderno em uma completa harmonia. Foi um verdadeiro deleite para os olhos e ouvidos de quem estava lá.

Houve uma apresentação do grupo de Soran Bushi de Mossoró, um grupo bastante numeroso, e depois foi a apresentação de outro grupo de taiko de São Paulo chamada Kaito de Taubaté (espero não ter trocado o nome dos grupos), em que suas performances deixaram o público de boca aberta; o grupo começou surgindo por trás do público e foram tocando em direção do palco, e em suas diversas performances tanto em grupo como individuais, o que mais se destacou foi uma performance chamada “bagunça” na qual começava com performances solos, duelos, e inclusive batalhas, para no fim irem de encontro à harmonia final, destaque para a improvisação do super taco de baseball que foi tocado como baqueta no Odaiko.

E para finalizar o show, foi a vez da diva da MPB nippo brasileira, Karen Ito. O show da Karen Ito é extremamente contagiante, ela é capaz de fazer até o mais sisudo, cara fechada e mal humorado dos velhos rabugentos samurais a dançar com alegria feito criança o Bon Odori, e praticamente todo o público acompanhava fervorosamente os passos e a música de Karen Ito. Cada bandeirinha foi utilizada e quase mil pessoas estavam balançando as mãos, os pés , o corpo todo sob os encantos da grande artista Karen Ito.

Enfim, o Primeiro Festival do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil na cidade de Mossoró do Rio Grande do Norte foi um show inesquecível tanto para os mossoroenses que nunca foram para uma festa japonesa como para aqueles que sempre freqüentam comunidades nipônicas, foi algo que se pode guardar por uma vida inteira. E mesmo relatando isso , não é nada comparado com o que realmente aconteceu, mesmo com fotos e vídeos publicados na Internet, só mostra uma pequena porcentagem do que realmente aconteceu, pois em minha opinião era preciso estar lá para entender, sentir, escutar, olhar e crer que com esforço, vontade e espírito é possível fazer qualquer coisa que os sonhos humanos quiserem seguir. E espero que no futuro nossa associação tenha a mesma coragem, esforço, vontade e espírito com que os dirigentes e responsáveis de Mossoró e de todos aqueles que participaram e contribuíram de alguma forma na realização desse evento, para fazer da IV Feira Japonesa de João Pessoa (Junho) e do Encontro Seinenkai do Nordeste (Julho) com a mesma organização e energia com que foi realizada o evento de Mossoró, e sim, pelo menos nesses dois próximos eventos de nossa associação (ACBJPB – Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba) esperamos de braços abertos a todos aqueles que estiveram e participaram do Festival do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil na cidade de Mossoró/RN possam cada vez mais nos integrarmos e participarmos cada vez mais um dos eventos dos outros sempre que possível.

Arakaki Marcos – Vice Tesoureiro da ACBJPB, Coordenador Administrativo e Finanças do Seinenkai de João Pessoa e membro do grupo de taiko da ACBJPB.

14 de Abril de 2008



Foto1 Teatro Municipal Dix Huit:
http://img120.imageshack.us/img120/8548/1000034ua9.jpg



Foto2 Banner:
http://img201.imageshack.us/img201/4190/1000031kt6.jpg



Foto3 Imagem interna do teatro no dia:
http://img201.imageshack.us/img201/8567/1000035ji6.jpg



Foto4 Sr. Otani:
http://img201.imageshack.us/img201/4986/1000039nq6.jpg



Foto5 Prefeita de Mossoró e Cônsul Geral do Japão, Toshio Watanabe:
http://img201.imageshack.us/img201/8915/1000041fg3.jpg



Foto6 Casal Otani:
http://img293.imageshack.us/img293/2646/1000044wj5.jpg



Foto7 Grupo Mirim de Taiko de Mossoró:
http://img262.imageshack.us/img262/3891/1000045bf1.jpg



Foto8 Grupo adulto de Taiko de Mossoró:
http://img262.imageshack.us/img262/8907/1000050qg5.jpg



Foto9 grupo Shinkyo arte drama bushi:
http://img241.imageshack.us/img241/3540/1000055ew8.jpg



Foto10 Grupo soran Bushi de Mossoró:
http://img241.imageshack.us/img241/4320/1000060la6.jpg



Foto11 Grupo de Taiko Kaito:
http://img170.imageshack.us/img170/1893/1000063ds7.jpg



Foto12 Kaito2:
http://img505.imageshack.us/img505/4007/1000067ms1.jpg



Foto13 Karen Ito & Marcos Arakaki:
http://img74.imageshack.us/img74/6353/1000073vk2.jpg



Foto14 teatro municipal externo noite:
http://img74.imageshack.us/img74/5634/1000074db3.jpg



Foto15 Brindes:
http://img74.imageshack.us/img74/3426/1000075fi6.jpg



Festival do Centenário IMIN Mossoró RN 2008 part1:
http://www.youtube.com/watch?v=VPuhLHHFGuM



Festival Centenário IMIN Mossoró RN 2008 part2:
http://www.youtube.com/watch?v=JORp-1vDwUc

KAREN ITO

Bibliografia de Karen Ito

Desde de muito pequena envolvida com arte, iniciou dançando músicas típicas japonesas(Nihon Buyo), seguindo para a arte do canto aos 8 anos de idade. Já nesta idade começou a participar de programas de televisão, sendo eleita a cantora de preferência do público do programa Japan Pop Show. Aos 13 anos elegeu-se campeã do Primeiro Concurso Nacional de Karaokê (ABRAC). Neste mesmo ano obteve o título de campeã de quadro “Uta no Champion” do programa de televisão Imagens do Japão.

Sua experiência internacional iniciou-se quando foi eleita representante do Brasil para participar do concurso “Nihon Amatiya Kayo Sai” da televisão japonesa, onde foi eleita a Melhor Intérprete Estrangeira.

A partir daí iniciou sua carreira profissional fazendo shows em todo Brasil.

Em 1989 conheceu a cantora coreana Kim Yonja, bastante conhecida no Japão, em turnê pelo Brasil. Participou como convidada especial em uma de suas apresentações no Palladium. Aceitando um convite da própria Kim Yonja foi ao Japão estudar canto. Lá participou de vários shows junto com a cantora Kim. Nesta época um compositor bastante conhecido, no Japão, chamado Gen Tetsuya gostando muito de sua voz orientou-a por um ano e compôs duas músicas especialmente para seu primeiro cd single “Tokyo Namorado” e “Eki” (Estações). Apesar do sucesso na terra de seu avós preferiu voltar para o Brasil para mudar seu estilo de canto mais voltado ao estilo brasileiro. Desde lá tem cantado todos os estilos de música em português. Em 1998, novamente foi convidada para participar de uma turnê de seis meses em Osaka no Japão. Desta vez procurou mostrar músicas brasileiras cantando, inclusive Axé e Samba na terra do sol nascente.

Nos últimos anos procurando amadurecer seu estilo muisical, voltou-se mais ao estilo romântico tendo se inspirado muito em cantoras como Celine Dion, Whitney Houston, Elis Regina, entre outras.

No ano de 2000, fez uma pequena aparição na novela “Laços de Família”, da Rede Globo.

Sentido-se bastante preparada e experiente, seu próximo objetivo é lançar-se ao mercado fonográfico brasileiro.

Recentemente em Maio de 2001, lançou seu primeiro cd demo, trabalhando com versões de músicas, como a música que lançou no Japão “Eki” em português como “Busca” e uma música da dupla Sandy e Júnior “Olha o que o amor me faz”, em japonês como “Aino Itazura”, de sua própria autoria.

Assim fazendo shows por todo Brasil, inclusive visitando várias entidades filantrópicas.

E em Setembro de 2001, participou no quadro “ Quem sabe canta, quem não sabe dança “,do programa do Raul Gil da Tv Record.

Em Junho de 2002, lança um outro cd demo, dessa vez trabalhando mais músicas japonesas, e em especial uma versão em português da música “Kampai”!

http://www.ada.com.br/karenito/principal.swf



Karen Ito e zenigamedaiko no yassuragui home 2006:
http://www.youtube.com/watch?v=BunVEsKWRIw




Karen Ito em apresentação no III Festival do Japão - Nipo Campinas 09~10/Junho/2007:
http://www.youtube.com/watch?v=fnD_P_xaF-g




Karen Ito - 16º Expo Aflord em Arujá:
http://www.youtube.com/watch?v=YTnJJIDB5wQ



Buffet Colonial-Karen Ito3:
http://www.youtube.com/watch?v=xgWeUIHSqh8

quinta-feira, 10 de abril de 2008

HISTÓRIA DA ACBJ-PB

HISTÓRIA DA ACBJ-PB

A iniciativa da associação partiu de um pequeno grupo de professores da UFPB e seus amigos, que percebeu um crescente interesse pela cultura nipônica através da procura de estudantes (do ensino fundamental ao superior) pelo tema, do número de restaurantes, do grande público presente num recital de música clássica japonesa e no encontro de Anime Mangá, no cine Bangüê, Espaço Cultural, em outubro e novembro de 2004.

A ACBJ-PB, em vias de formalização, vem reunindo entusiastas da cultura japonesa, desde novembro de 2004, nesta Capital, com intuito de cultivar alguns saberes tradicionais dessa cultura milenar. Até agora a Associação levantou a existência de muitas famílias de origem japonesa no Estado da Paraíba, especialmente em João Pessoa. Levantar a história da imigração japonesa na Paraíba já é uma das premissas naturais da associação, à medida que vão se agregando os imigrantes mais antigos.

As primeiras reuniões aconteceram na casa dos primeiros Associados, no primeiro Domingo de cada mês. Depois, passamos a nos reunir numa sala do Departamento de Física da UFPB. A cada encontro, fomos catalogando idéias e conhecendo os novos Associados, construindo um círculo de amizades até então inexistente, principalmente ao final de cada reunião, quando ocorre um lanche de confraternização, com delícias das culinárias brasileira e nipônica.

Foram realizadas 15 reuniões, algumas aos Sábados, para facilitar o comparecimento de membros que não podiam estar presentes aos Domingos. Doravante, as reuniões ocorrerão mais a nível de Diretoria e os encontros mensais servirão para o desenvolvimento das atividades a que se presta a ACBJ-PB.

A ACBJ-PB é Presidida pela Associada-Fundadora Alice Lumi Satomi e pelo Vice-Presidente Rodolfo Manabe, ambos do quadro docente da UFPB.

Idéias foram surgindo, como providenciar o Estatuto, criar cursos de idioma japonês, curso de culinária, curso de música, viabilizar intercâmbio cultural e até promover uma feira. Algumas idéias já foram colocadas em prática, como a 1ª. Feira e o curso de idioma está a todo vapor com as primeiras turmas. Em Setembro/2005 foi realizado o 1°. Passeio.

Novos desafios se apresentam a cada reunião, novos Associados chegam para somar esforços, as reuniões darão lugar cada vez mais a eventos, passeios e atividades englobando a cultura japonesa, para realmente atingir o objetivo principal de sua existência.

Com a formalização através do Estatuto, cada Associado (família ou individual) preenche a Ficha de Inscrição que o vincula à ACBJ-PB e paga uma mensalidade de R$ 10,00 por família ou R$ 5,00 individual. Cada Associado deve procurar o meio mais cômodo para efetuar o pagamento da mensalidade (direto com o tesoureiro, depósito em conta ou pagamento adiantado de 3 meses)

A nível interno, para formar o banco de dados, é requisitado cópias dos registros de nascimento ou casamento, da identidade, CPF e 02 fotos 3x4; e também para emissão de carteirinhas dos sócios e relação para passeios em ônibus fretados.

A Associação funciona em caráter provisório no endereço residencial R. Tertuliano de Castro, 893 - Bairro do Bessa, telefone (83) 3258-1391.

Site:

http://www.acbjpb.org/

Comunidade orkut acbjpb:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=13258271



ACBJPB:
Esse clipe é uma coletânea de fotos de três eventos em que os membros da ACBJPB (Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba) participaram em 2006:
+ Visita à associação de Bonito
+ II Feira Cultural Japonesa de João Pessoa
+ Encontro Seinenkai em Recife

http://www.youtube.com/watch?v=gwJ1XyFuRnY

quarta-feira, 2 de abril de 2008

PUBLIQUE ALGUMA COISA NO BLOG DO SEINEN JAMPA

PUBLIQUE ALGUMA COISA NO BLOG DO SEINEN JAMPA

Olá, pessoal!

Gostaria de apresentar o novo blog e site temporário do Seinen Jampa, é um blog com notícias tanto do seinenkai como da associação e suas atividades, mais aspectos da cultura japonesa em geral voltados tanto para jovens até idosos, há presença de textos, artigos notícias de outros kaikans e seinen, reportagens, jogos, vídeos, fotos, que são referentes à cultura japonesa e de nossas atividades. Estamos abrindo também participação para o pessoal da associação, DE OUTROS SEINENKAIS OU DE PESSOAS QUE SIMPLESMENTE GOSTAM DA CULTURA JAPONESA EM GERAL que tenham ou queiram publicar algum artigo sobre cultura japonesa, seja esportes, artes marciais, culinária oriental, música, sociedade, notícias, reportagens,cultura pop japonesa etc. Pra mandar algum artigo ou notícia basta enviar por e-mail para seinenjampa@gmail.com

Escrevendo no assunto “publicação de artigo, notícia, etc”. Então o pessoal do seinen avaliaria o artigo ou reportagem e publicaria no blog se for possível. O endereço do blog e também do site (que estão indo para o mesmo local) é:

Blog Seinen Jampa:

http://seinenjampa.blogspot.com/

ou

site seinen jampa:

http://www.seinenjampa.org/