HISTÓRIA DA ACBJ-PB
A iniciativa da associação partiu de um pequeno grupo de professores da UFPB e seus amigos, que percebeu um crescente interesse pela cultura nipônica através da procura de estudantes (do ensino fundamental ao superior) pelo tema, do número de restaurantes, do grande público presente num recital de música clássica japonesa e no encontro de Anime Mangá, no cine Bangüê, Espaço Cultural, em outubro e novembro de 2004.
A ACBJ-PB, em vias de formalização, vem reunindo entusiastas da cultura japonesa, desde novembro de 2004, nesta Capital, com intuito de cultivar alguns saberes tradicionais dessa cultura milenar. Até agora a Associação levantou a existência de muitas famílias de origem japonesa no Estado da Paraíba, especialmente em João Pessoa. Levantar a história da imigração japonesa na Paraíba já é uma das premissas naturais da associação, à medida que vão se agregando os imigrantes mais antigos.
As primeiras reuniões aconteceram na casa dos primeiros Associados, no primeiro Domingo de cada mês. Depois, passamos a nos reunir numa sala do Departamento de Física da UFPB. A cada encontro, fomos catalogando idéias e conhecendo os novos Associados, construindo um círculo de amizades até então inexistente, principalmente ao final de cada reunião, quando ocorre um lanche de confraternização, com delícias das culinárias brasileira e nipônica.
Foram realizadas 15 reuniões, algumas aos Sábados, para facilitar o comparecimento de membros que não podiam estar presentes aos Domingos. Doravante, as reuniões ocorrerão mais a nível de Diretoria e os encontros mensais servirão para o desenvolvimento das atividades a que se presta a ACBJ-PB.
A ACBJ-PB é Presidida pela Associada-Fundadora Alice Lumi Satomi e pelo Vice-Presidente Rodolfo Manabe, ambos do quadro docente da UFPB.
Idéias foram surgindo, como providenciar o Estatuto, criar cursos de idioma japonês, curso de culinária, curso de música, viabilizar intercâmbio cultural e até promover uma feira. Algumas idéias já foram colocadas em prática, como a 1ª. Feira e o curso de idioma está a todo vapor com as primeiras turmas. Em Setembro/2005 foi realizado o 1°. Passeio.
Novos desafios se apresentam a cada reunião, novos Associados chegam para somar esforços, as reuniões darão lugar cada vez mais a eventos, passeios e atividades englobando a cultura japonesa, para realmente atingir o objetivo principal de sua existência.
Com a formalização através do Estatuto, cada Associado (família ou individual) preenche a Ficha de Inscrição que o vincula à ACBJ-PB e paga uma mensalidade de R$ 10,00 por família ou R$ 5,00 individual. Cada Associado deve procurar o meio mais cômodo para efetuar o pagamento da mensalidade (direto com o tesoureiro, depósito em conta ou pagamento adiantado de 3 meses)
A nível interno, para formar o banco de dados, é requisitado cópias dos registros de nascimento ou casamento, da identidade, CPF e 02 fotos 3x4; e também para emissão de carteirinhas dos sócios e relação para passeios em ônibus fretados.
A Associação funciona em caráter provisório no endereço residencial R. Tertuliano de Castro, 893 - Bairro do Bessa, telefone (83) 3258-1391.
Site:
Comunidade orkut acbjpb:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=13258271
ACBJPB:
Esse clipe é uma coletânea de fotos de três eventos em que os membros da ACBJPB (Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba) participaram em 2006:
+ Visita à associação de Bonito
+ II Feira Cultural Japonesa de João Pessoa
+ Encontro Seinenkai em Recife
http://www.youtube.com/watch?v=gwJ1XyFuRnY
Um comentário:
Só uma observação, esse texto foi escrito em 2005 ou 2006, então valores, endereços e outros dados podem ter sofridos variações.
Seinen Jampa , 11 de Abril de 2008
Postar um comentário