Evento Animepan WCS Em Recife/PE 2008
O evento do Animepan WCS que foi realizado no Clube Internacional do Centro de Recife foi um evento que lotou o local e que também foi uma etapa eliminatória regional em que a dupla vencedora poderia concorrer a final nacional em São Paulo durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, acompanhadas pelo príncipe Naruhito, e o vencedor do nacional concorrerá na final mundial no Japão, segundo as informações de Washington Musashi, ou seja, seria como se fosse uma espécie de Miss Centenário Brasil-Japão Mundial do Cosplay.
Foi um evento divertido, em que o grupo de taiko da acbjpb (ou parte dela) estava na caravana da Paraíba e que divulgamos um pouco da associação e contactamos alguns representantes do consulado em Recife, divulgando sobre a IV Feira Japonesa de João Pessoa.
Tudo começou às 7 horas manhã no dia 18 de Maio de Domingo, no antigo Posto Freeway da Epitácio e Rui Carneiro, estavam lá Washington Musashi, Marianny Fernandes, Marcos Arakaki, Mayara Satomi do Grupo de Taiko da ACBJPB que foram tocar no evento em Recife, ainda havia dois membros que haviam confirmado suas idas mas que não apareceram no dia, que faltaram, sem dizer o porquê, embora tentamos contacta-lás via celular, ligando para amigos e parentes próximos, mas sem notícia e comunicação. Havia também umas sete pessoas que também foram na caravana participar do evento em Recife.
Esperamos os faltosos até umas 8h30, mas como não compareceram e nem deram notícias, então partimos sem elas, pois havia um horário que precisávamos seguir, pois na programação prevista do evento, o grupo de taiko deveria apresentar às 11h ou 12h de manhã e depois às 18 ou 19h da noite.
Chegando lá em Recife de manhã bem antes do previsto, o evento ainda não havia começado, atrasou um pouco, abrindo apenas a partir de meio dia, aproveitamos o atraso para treinar um pouco de taiko, pois fazia um tempo que o grupo não se reunia para tocar fora. Treinamos o Iroha e o Irodori, as duas primeiras seqüências do repertório e esperamos o evento começar. Durante a espera aproveitei para colar uns cartazes da IV Feira. Washington também pegou uns cartazes e flyers para entregar para a Sadoko, do consulado, mais tarde falei com ela, o marido dela e a filha deles, perguntaram mais sobre o grupo de taiko, quantos componentes são, de que é feito e onde compramos esses taikos, quem ensina, quanto tempo o grupo se formou e se apresenta, respondi que o grupo de taiko da acbjpb se formou em 2007, tem mais ou menos um ano e alguns meses de existência, atualmente o grupo está com uma formação com mais integrantes novos do que antigos, chegando em torno de 8 a 10 integrantes, que os taikos foram comprados em São Paulo pela nossa professora sensei Alice Lumi Satomi e pela ACBJPB do grupo de taiko de Osasco, e que desde três meses depois de começamos a treinar taiko sempre estamos nos apresentando em eventos locais da Paraíba e de Recife, mas que apesar disso somos um grupo amador que ainda está em formação e se desenvolvendo.
O pessoal do evento optou por utilizar uma espécie de fita vermelha que colocava no pulso para controlar a saída e entrada dos que estavam participando do evento e daqueles que haviam comprado ingressos para o evento.
Um dos organizadores do evento chamado Sten, disse para o grupo se apresentar no palco, pois queria colocar alguma coisa no palco para oficializar os eventos do dia e praticamente tivemos que fazer a abertura do evento tocando o taiko: Washington ficou no bambu, guiando o grupo, embora tenha ficado alguns meses sem treinar taiko; Mayara ficou no tambor pequeno, shimedaiko; Mariane, que só começou a treinar taiko faz de um a dois meses e eu ficamos no wadaiko, no tambor médio. Tocamos o Iroha e Irodori. Nos atrapalhamos um pouco no final do Irodori, mas nada que pudesse compremeter de vez com a performance do grupo, pois foi um tanto difícil porque estávamos sem a professora e sem os membros que haviam prometido virem tocar, era como se estivéssemos tocando com apenas 55% do potencial do grupo de Taiko. Entretanto o resultado não foi insatisfatório, fizemos o melhor que pudemos fazer.
Depois disso houve uma apresentação de uma banda que toca J-Music, o Novacaine, que toca músicas de animes, tokusatsus e j pop e j rock, músicas pops japonesas. Mas como estava perto do almoço então fomos ao extra, ali perto, comer alguma coisa. Voltamos e procuramos uma mesinha e umas cadeiras para podermos descansar e divulgar os flyers e cartões da nossa associação, bem como nossa IV Feira Japonesa de João Pessoa.
Enquanto isso Marianny estava tirando milhares de fotos do evento todo, desde os cosplay até a multidão do evento. Havia várias exposições, barracas e atividades lá no evento como: o Karaokê batlle, uma espécie de disputa de karaokê; havia também uma exposição de carros tunados muito legal; havia também uma espécie de caça aos tesouros chamada AnimeQuest, que era feito em grupo; Havia um ringue na qual você lutava com cotonetes gigantes para derrubar seu adversário; havia arcades e vídeo games, até uma disputa de Super Smash Bros; havia Larp, jogo de interpretação de personagem, em uma simulação de combate com espadas acolchoadas, que nada mais é do que um jeito diferente de jogar o RPG de mesa; Mesas de RPG, para veteranos e iniciantes; sorteios; além de barracas de vendiam comida japonesa, churrasquinho, bebidas, material de anime, mangás, filmes, dvds, livros, camisetas, material para cosplay, etc.
Mas a grande atração do evento, era mesmo os cosplays, havia tudo quanto era tipo de cosplay, tipo, tamanho, qualidade, coloridos, engraçados, extremamentes bem feitos, como mal feitos, criativos, simples, toscos, etc.
Depois que chegou de noite às 18 ou 19h, tocamos novamente o taiko e fomos um pouco melhor dessa vez, cometemos menos erros, tocando novamente o Iroha e Irodori, atingindo um rendimento de 60 à 75%, o que foi bom, dado aos poucos membros que estavam no dia.
Depois houve o Desfile individual de cosplay feminino, em seguida o desfile individual de cosplay masculino; lembro que a personagem sexy Cammy ganhou o feminino e um cara que foi de Orkut, isso mesmo, um perfil de Orkut, ganhou o masculino.
Depois foi a realização do Cosplay WSC de Recife, em que somente duplas podem participar e que precisam atuar de acordo com as regras da categoria. E realmente as fantasias e o nível nessa categoria são bem trabalhados e as performances são bem orquestradas para que tenham uma boa atuação. Logo de primeira havia uma dupla com uma fantasia tão trabalhada que pareciam um carro alegórico ambulante, depois deram o resultado e finalizaram o evento.
De qualquer forma foi um dia bem divertido e serviu de experiência para o grupo de taiko lidar com as situações mais inusitadas possíveis, como falta de quase todos os membros principais do grupo, ou tocar com poucos membros, trabalhar com um ou dois ensaios e apresentar na hora, errando e acertando. Afinal, o sentido do grupo de taiko é o próprio grupo, da possibilidade de harmonizar e tocar juntos uma música e uma seqüência de percussão para manter viva a tradição e a modernidade da cultura japonesa em si e dividir com todos essa força, energia e espírito do que o taiko representa na cultura nipônica, e isso é algo que você não consegue entender com meras palavras, e sim praticando o taiko.
Downloads:
Todas fotos tiradas do evento animepan wcs recife pe 2008 por Marianny Fernandes (111.79 MB):
http://www.snapdrive.net/qs/c479fd1bb082
Desfile Cosplay Animepan feminino e masculino (filmagem por Marianny Fernandes) _17.50 MB:
http://www.snapdrive.net/qs/2a98f755869a
Cosplay Dupla WCS Animepan Recife PE 2008 por Marianny Fernandes (22.40 MB):
http://www.snapdrive.net/qs/3be82169bfeb
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário