Livro - Harue Tanaka lançou o livro "Diário de uma Ritmista Aprendiz, 189 pgs. - Agência ensaio, sobre o trabalho musical da Escola de Samba 'Malandros do Morro', do bairro da Torre. Infelizmente não estivemos presentes para fotografar.
Nova Baixa - Chegou a notícia que o casal de associados Luiz e Laurinda Iuki nos deixarão, devido remanejamento dele, proposto pela empresa onde trabalha. É mais um sinal da crise econômica que assola o Planeta. Ao simpático e adorável casal, nossos amigos, nosso obrigado, nossas desculpas e nosso até logo. Felicidades!
Consulado - Está confirmada uma visita do Cônsul Toshio Watanabe à Paraíba para diversas reuniões: Com o Governador José Maranhão, políticos e jornalistas. A ACBJ-PB e o Dr. Ítalo Kumamoto estarão juntos com Cônsul nessa jornada nos dias 24 e 25 de março.
Cônsul do Japão no Brasil visita Maranhão e Ricardo
O cônsul Geral do Japão no Brasil, Toshio Watanabe, visitou nesta quarta-feira (25) o governador do Estado José Maranhão e o prefeito da Capital, Ricardo Coutinho. Entre os temas discutidos estão intercâmbio entre os dois países e projetos de parceria.
Durante o encontro com Maranhão, que ocorreu durante a manhã, Watanabe tratou da possibilidade de intercâmbio e cooperação para o fortalecimento da economia paraibana, com a instalação de indústrias. Existe interesse de grupos empresariais japoneses de instalarem-se no Estado.
Maranhão destacou a viabilidade econômica na área do turismo como atividade promissora e o cônsul falou sobre os interesses dos japoneses em investir no Brasil, havendo possibilidade de inclusão da Paraíba.
Na Prefeitura - Já com o prefeito Ricardo Coutinho, o cônsul esteve à tarde, e durante a visita foram discutidos intercâmbios entre profissionais paraibanos e japoneses e a implantação de um espaço que possa disseminar a cultura daquele País na Capital.
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), o consulado e a ACBJ-PB irão firmar parcerias no sentido de proporcionar a troca de experiências entre os profissionais que atuam nas áreas da saúde e da educação nos dois países.
A idéia é a realização de um intercâmbio, para promover uma maior interação e conhecimento mútuo entre os profissionais japoneses e paraibanos.
Monumento – Outra parceria com a Prefeitura de João Pessoa será no campo cultural. Os representantes japoneses querem a instalação de um monumento que celebre o centenário da imigração japonesa no Brasil e, em troca, pretendem construir um espaço que irá possibilitar o acesso dos moradores da cidade a aulas de idiomas e outras formas de expressão da cultura e da arte japonesa.
“A intenção inicial é que este monumento seja uma praça, que incorporará elementos arquitetônicos dos famosos jardins japoneses”, contou o prefeito, dizendo que o local e o projeto da praça serão definidos em um próximo encontro entre representantes da PMJP, da ACBJ-PB e do consulado japonês.
A Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJPB) irá fretar uma van/ônibus para participar do Undokai Recife 2009. Para os interessados, favor, confirmar reservas até 04/03/09 (Quarta-feira) com Osvaldo Hiroshi (99832928), munido com nome completo e RG.
Os preços para Associados é R$ 10,00 (dez reais) e Não- Associados R$ 20,00 (vinte reais).
O Local de partida do transporte será na Pousada Sol Nascente (Rua Norberto de Castro, 234 – Bessa)
Sendo uma atividade tradicional da cultura japonesa, o Undokai (ou Undoukai, 運動会), quando traduzido ao pé da letra, significa Gincana Poliesportiva. Na prática, trata-se de uma gincana esportiva familiar. Ao pensarmos em esportiva, muitas vezes somos remetidos a desportos como futebol, vôlei, basquete e etc, mas o que encontramos no Undokai são atividades como cabo de guerra, corridas de obstáculos e diversas outras brincadeiras diversas. Familiar não quer dizer que é apenas interno a uma família, mas sim integrando diversas famílias, desde as gerações mais jovens - netinhos - até as gerações mais experientes - os avós. O principal objetivo do Undokai é a confraternização, de um modo geral.
Os Undokai costumam durar um dia inteiro e costumam acontecer em maio, quando não está nem muito quente e nem muito frio. Podem ser organizados por escolas ou instituições independentes, que preparam as atividades, materiais e premiações para o acontecimento do mesmo, o que pode levar vários meses antes de sua realização. As famílias levam suas refeições para almoçar no local, em forma de piquenique.
ALGUMAS DAS ATIVIDADES DE UM UNDOKAI:
Gojyû meetoru kyoso - Corrida de 50 metros rasos para crianças.
Hyaku meetoru kyoso - Corrida de 100 metros rasos para crianças.
Riree - Corrida de revezamento 4 X 400 metros.
Ninin sankyaku - Corrida de 3 Pernas - Em duplas, amarra-se a perna direita de uma pessoa à perna esquerda da outra, que abraçadas pelos ombros ou à cintura correm juntas por 50 metros.
Yomesan sagashi - Corrida da "procura de noiva" - Um grupo de rapazes é formado na linha de partida, e um grupo de igual número de moças é formado na metade do percurso da corrida. Na metade da distância entre os dois grupos, cartões com os nomes de cada moça são deixados no chão. Os rapazes saem correndo; cada um pega um cartão e vai até o grupo das moças, procurando e chamando pela jovem cujo nome ele pegou. Assim que encontra seu par, ambos devem correr de mãos dadas até a linha de chegada.
Supuun reesu (do inglês "spoon race", corrida da colher com ovo) - Equilibrando um ovo numa colher de sopa em uma das mãos, as senhoras devem percorrer 50 metros, e chegar sem deixar o ovo cair e sem segurá-lo com a outra mão.
Karimono kyoso - Corrida do "empréstimo". - Meninos e meninas correm numa pista, que tem na metade do percurso cartões com o nome de um objeto comum (caneta, chaveiro, cinto, lenço, relógio de pulso, telefone celular, presilha de cabelo, pulseira, etc.). Cada um pega um cartão e vai até amigos e familiares, pedindo emprestado o objeto citado no cartão. Assim que alguém lhe dá o objeto, a criança volta ao percurso para terminar a corrida e devolve o objeto a seu dono.
Tsunahiki (cabo-de-guerra) - Misto, para grupos de crianças e grupos de adultos.
Takara sagashi (corrida da "caça ao tesouro") - Divide-se a distância a ser percorrida em 3 terços. A um terço da linha de partida, são colocados no chão cartões com o desenho de um objeto, a dois terços são colocados fora de ordem cartões com o nome de cada objeto correspondente. As crianças devem sair correndo, pegar um cartão desenhado, chegar aos cartões escritos e encontrar aquele que corresponde ao cartão desenhado. Assim que achar o cartão correto, deve terminar o percurso.
Taiya korogashi kyoso - Corrida de pneus - Participantes correm empurrando pneus com as mãos por 50 metros.
Kani kyoso - Corrida de caranguejo - Em duplas, abraçadas de costas e correndo de lado, percorre-se 50 metros.
Sakana tsuri kyoso - Corrida da pesca da garrafa - O "peixe" a ser pescado, na prática, é uma garrafa vazia colocada em pé na metade do percurso. Varas com um barbante e um prego de pelo menos 5 cm amarrado ao meio são deixadas no chão a alguns metros da linha de partida. Cada participante sai correndo, pega uma vara, chega às garrafas e deve, a dois passos de distância, fazer com que o prego entre na garrafa. Com a garrafa presa à vara pelo barbante com o prego, o participante deve completar o percurso sem deixar a garrafa cair.
Keisan kyoso - Corrida do cálculo - Cartões com uma proposta de cálculo simples sem o resultado são deixadas no chão, na metade do percurso (por exemplo, 5+3=, 7X2=, 10-8=, etc.). Munidas com um lápis, cada criança corre, pega um cartão, escreve o resultado e termina o percurso. Obviamente vence a criança que chegar primeiro com o resultado correto escrito no cartão.
Tamaire kyoso - Bolinhas ao cesto - Dividem-se as crianças em dois times, que correspondem às cores - geralmente branco e vermelho - de dezenas de bolinhas de pano recheadas com retalhos, do tamanho de bolas de beisebol. Uma pessoa - de preferência com um capacete na cabeça - segura no centro do campo um grande balde instalado na ponta de uma vara ou cano com aproximadamente 4 m de altura, no qual as crianças devem durante 5 minutos jogar e tentar encestar o maior número de bolas da cor de seu time.
UNDOKAI NO BRASIL
Muito freqüentemente vemos em animes os personagens participarem de Undoukais. Há até um anime só com essa temática, o Dai Undokai. No Brasil, alguns Undokai são promovidos por instituições culturais japonesas. No entanto, a divulgação é apenas interna, o que acaba fazendo que apenas pessoas com ligações com a instuição participem e assistam.